Volume 4, número 2


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Volume 4, número 2


Editorial

Serious Games Na Educação Em Saúde

Ana Emilia Figueiredo de Oliveira


Artigo Original

Um Serious Game como estratégia na Promoção da Saúde no combate ao Uso de Drogas

Eduardo Filgueiras Damasceno
Paulo Augusto Nardi
Adriane Anastacio Silva
Luiz Fernando Braga Lopes
Anderson Mine Fernandes

Resumo

Introdução e Objetivo: Este trabalho mostra o uso de um jogo digital para a promoção da saúde no combate ao consumo de drogas.

Material e Método: Foram usados o método qualitativo para avaliar as perguntas e respostas de crianças e adolescente ao usar o jogo, desta forma avaliar a comunicabilidade. Juntamente com um método quantitativo para promover as análises apresentadas no texto.

Resultados: Observa-se que as informações colhidas pelo jogo assumem um caráter de colaboração as abordagens tradicionais de repressão e combate ao consumo de drogas.

Conclusões: O método usado por meio de jogos digitais possui maior envolvimento das crianças e adolescente e ajudam as abordagens tradicionais a ampliar a eficácia da promoção da saúde no meio escolar.

Palavras-chaves: Promoção da Saúde, Jogos Sérios, Combate ao Consumo de Drogas

Abstract

Introdução e Objetivo: This work shows the use of a digital game for health promotion in the combating against drug abuse.

Material e Método: We used the qualitative method of assessing the questionnaire with children and adolescents using the game, thereby assess communicability together with a method for promoting the quantitative analysis presented in this paper.

Resultados: Note that the collected information by the game take a cooperation nature traditional approaches to enforcement and combating drug abuse.

Conclusões: The method by digital games has closer involvement of children and adolescents and help traditional approaches to increase the effectiveness of health promotion in schools.

Keywords: Health Promotion, Serious Games, Combat Drug Misuse

O design da informação aplicado ao desenvolvimento da interface gráfica de um jogo sério sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti

José Fialho de Oliveira Júnior
Rodrigo Alves Tubelo
Greta Gradella
Juliano Machado Padilha
Eduardo José Zanatta
Fernando Freitas Portella
Ana Emília Figueiredo de Oliveira
Maria Eugênia Bresolin Pinto
Alessandra Dahmer

Resumo

Introdução e Objetivo: O objetivo deste trabalho foi mostrar a aplicação de conceitos do design informacional no desenvolvimento da interface gráfica de um jogo sério sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, dedicado a informar a população brasileira, de forma geral, sem restrição de público.

Material e Método: Foram abordados os temas de visão geral do jogo, mecânica e metáfora, o design informacional e a explicação de desenvolvimento do layout multiplataforma

Resultados: O Aedes game é um jogo educativo, que tem como objetivo o combate à proliferação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. A cada acerto ou erro ocorre uma representação gráfica positiva ou negativa em relação ao mosquito. Houve também a exploração do cenário, vídeo e recursos de mídia para a divulgação do jogo. O design informacional mostrou-se importante no processo de criação de um jogo sério voltado a informar um público diversificado quanto ao combate ao mosquito Aedes aegypti.

Conclusões: Os conceitos aplicados otimizaram a comunicação das informações, apresentadas de forma mais clara e objetiva, facilitando ao usuário a compreensão do conteúdo.

Palavras-chaves: Aedes aegypti, Educação a Distância, Educação em Saúde

Abstract

Introdução e Objetivo: The aim of this study was to show the application of informational design concepts in graphical interface construction of a serious game dedicated to fight Aedes aegypti.

Material e Método: Were discussed the overview of game themes, mechanics and metaphor, the informational design and development explanation about cross-platform layout.

Resultados: The Aedes game is an educational game, which aims to combat the mosquito Aedes aegypti. Each right or wrong a positive or negative graphic representation in relation to the mosquito occurs. It was conducted exploration scenario, video and Midia resources to a disclosure of the game. The informational design is important in the process of creating a serious game aimed to inform a diverse audience.

Conclusões: The application of informational design concepts improve the quality of communication through the information provided on game screen. Using the informational design concepts the information was presented clearly and objectively, facilitating the user comprehension.

Keywords: Aedes aegypti, Distance Education, Health Education

Teleconsultoria em enfermagem em estomaterapia: Contribuições para a educação à distância

Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza
Helena Maria Scherlowski Leal David
Carolina Cabral Pereira da Costa
Vanessa Cristina Maurício

Resumo

Introdução e Objetivo: Levantar o quantitativo, a natureza e a localidade de onde partiram as solicitações das teleconsultorias na área de estomaterapia e discutir as condutas adotadas diante dos questionamentos apresentados.

Material e Método: Estudo documental, quantitativo e descritivo, utilizando o banco de dados do Telessaúde UERJ, no mês de março de 2015. Os dados foram apresentados pela estatística simples e analisados a luz do referencial teórico da estomaterapia e das novas tecnologias de ensino.

Resultados: Foram realizadas 19 consultorias, nos anos de 2013 e 2014. A maioria foi encaminhada por profissionais enfermeiros, mas também teve a participação de outras categorias. As consultas abordaram dúvidas referentes aos tipos de coberturas, cuidados de enfermagem a clientes com feridas, além de questões relacionadas à estomaterapia como área do saber. A análise dos dados mostra como a estomaterapia ainda é pouco conhecida entre os profissionais da saúde e, em especial, para os enfermeiros, uma vez que se registraram várias dúvidas que perpassam a missão e os objetivos dessa especialidade.

Conclusões: É relevante a socialização do conhecimento por meio da educação à distância e da estratégia de consultorias, pois se consegue atingir diversas localidades do país, facilitando a troca de experiência entre os diversos profissionais.

Palavras-chaves: Enfermagem, Educação à distância, Telessaúde, Estomaterapia

Abstract

Introdução e Objetivo: To raise the amount, nature and the location from where the requests of teleconsultation in stomatherapy area and discuss the approaches adopted on the presented questions.

Material e Método: Documentary study, quantitative and descriptive, using the database Telehealth UERJ, in March 2015. The data were presented by simple statistics and analyzed the theoretical framework of stomatherapy and new teaching technologies.

Resultados: 19 consultations were held in the years 2013 and 2014. Most were referred by nurses, but also had the participation of other categories. The consultations addressed questions regarding the types of roofing, nursing care to clients with wounds, as well as issues related to stomatherapy as an area of knowledge. Data analysis shows how the stomatherapy is still little known among health professionals and especially for nurses, once registered many questions that permeate the mission and goals of this specialty.

Conclusões: The socialization of knowledge through distance education and consulting strategy is relevant because it can reach several parts of the country, facilitating the exchange of experience between the various professionals.

Keywords: Nursing, Distance learning, Telehealth, Stomatherapy

Curso EAD de Preceptoria em Ensino na Saúde: uma experiência exitosa

Edna Marta Mendes Da Silva.
Francis Solange VieiraTourinho
Juliana Balbinot Reis Girondi.
Luciara Fabiane Sebold
José Diniz Junior
Janio Gustavo Barbosa.
Rita de Cássia Tavares de Oliveira
Luzicinia da Costa Santos Coelho da Silva
Silvana Kempfer
Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim

Resumo

Introdução e Objetivo: Construir e realizar um curso de capacitação pedagógica à distância para profissionais de saúde que exercem funções de preceptoria em instituições públicas de saúde.

Material e Método: O estudo é do tipo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa sobre desenvolvimento de curso de capacitação pedagógica à distância no Estado do Rio Grande do Norte. Para subsidiar a elaboração do curso foi aplicado um roteiro semiestruturado com 162 profissionais de saúde que desenvolviam a preceptoria em hospitais públicos de ensino para identificar as necessidades pedagógicas relacionadas ao processo educacional, o que fundamentou a construção do conteúdo programático. O curso foi disponibilizado na modalidade à distância através da plataforma Moodle e a primeira turma teve duração de 45 dias.

Resultados: Investir em qualificação do preceptor, partindo dos preceitos da Educação Permanente, proporcionará uma maior apropriação dos saberes para o ensino e consequente conscientização do seu papel de educador no âmbito do trabalho, facilitando a integração entre teoria e prática e consequente melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

Conclusões: A estratégia permite capacitar os profissionais de saúde para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao exercício da preceptoria através de reflexões sobre os conceitos de preceptoria, formação profissional dentro das Diretrizes Curriculares e preceitos do SUS, o papel do profissional de saúde enquanto educador, aplicação de metodologias ativas de ensino aprendizado, e métodos de avaliação.

Palavras-chaves: Preceptoria, Educação Permanente, Profissional de Saúde, Educação à Distância

Abstract

Introdução e Objetivo: Build and realize a remotely course of pedagogical training for health professionals preceptorship roles in public health institutions.

Material e Método: The study is a exploratory, descriptive qualitative approach to development remotely course of pedagogical training in the state of Rio Grande do Norte. To development of the course was applied a semi-structured with 162 health professionals who developed preceptorship in public teaching hospitals to identify the educational needs related to the educational process, which justified the construction of the syllabus. The course was offered in Moodle platform and the first class lasted 45 days.

Resultados: Investing in qualification of the teacher, starting from the precepts of Continuing Education, will provide greater ownership of knowledge for teaching and consequent awareness of their role as educators in the work, facilitating the integration of theory and practice and consequent improvement of the teaching process learning.

Conclusões: The strategy allows train health professionals to develop skills and competencies required to carry out preceptorship through reflections on the concepts of preceptorship, professional training within the Curriculum Guidelines and ordinances of the SUS, the role of the health professional as an educator, application of active methods of teaching learning and assessment methods.

Keywords: Preceptorship, Education Continuing, Health Personnel, Education Distance


Artigos de Revisão

Jogos sérios como ferramentas de educação na Odontologia: o que já foi desenvolvido para a especialidade Endodontia?

Izabelle Maria Cabral de Azevedo
Ana Emilia Figueiredo de Oliveira
Fernanda Ferreira Lopes

Resumo

Um Jogo Eletrônico educativo para a prática pedagógica pode propiciar novas concepções de ensino-aprendizagem em um ambiente interativo estimulando a memória e a concentração. Surgem os chamados Jogos Sérios cujo foco é em um resultado de aprendizado específico. Na área da saúde a sua utilização tem sido crescente, porém na odontologia existem poucos relatos dessa abordagem. Este artigo trata-se uma revisão de literatutura do tipo integrativa, cujas palavras-chave foram (‘jogos’ ou ‘jogos de vídeo’) e ‘dentistry’, sem restrição de ano de publicação ou idioma. Foram encontrados 179 artigos nas bases de dados, até junho de 2016. Foram excluídos 175 e após pesquisas adicionais, foram selecionados 11 artigos para leitura completa, os quais foram incluídos na presente revisão. Dentre os estudos 5 (45,45%) estavam voltados à educação, e 6 (54,54%) estavam voltados à prática clínica, especificados como abordagem dentista X paciente. Muito se fala em simuladores e pacientes virtuais, além de métodos que auxiliem no atendimento ao paciente. Porém, pouco se estuda a eficácia dos jogos sérios em odontologia, mais especificamente em Endodontia. Espera-se que esse artigo nos remeta à importância e necessidade de mais estudos e desenvolvimento de jogos sérios nessa área.

Palavras-chaves: Jogos, Jogos de vídeo, Odontologia

Abstract

An educational Electronic Game for teaching practice can provide new teaching and learning concepts in an interactive environment stimulating memory and concentration. Thus, the Serious Games come whose focus is the result of specific learning. In health its use has been growing, but in dentistry there are few reports of this approach. This article is a literature review of the integrative type, whose keywords were (‘games’ or ‘video games’) and dentistry, with no year restriction publication or language. There was 179 articles in the databases until June 2016. 175 were excluded and after further studies, 11 articles were selected for full reading, which were included in this review. Among the studies 5 (45.45%) were focused on education, and 6 (54.54%) were focused on clinical practice, specified as a dental X patient approach. Much has been said about simulators and virtual patients. However, the effectiveness of serious games in dentistry, specifically in Endodontics, has been little studied. Is expected that this article refers to the importance and need for further study and development of serious games in this area.

Keywords: Games, Video games, Dentistry

A Utilização da teleducação como ferramenta para aumentar a adesão de profissionais de enfermagem aos programas de educação permanente: uma revisão narrativa da literatura

Diogo Jacintho Barbosa
Inês Nascimento de Carvalho Reis
Nadia Cristina Pinheiro Rodrigues

Resumo

Este foi um estudo de revisão bibliográfica sobre a utilização da teleducação como ferramenta para a implantação de Programa de Educação Permanente (PEP) em enfermagem. Teve como objetivo avaliar a utilização da internet para facilitar a aderência dos profissionais de enfermagem aos PEPs, afim de melhorar e sistematizar a assistência prestada aos pacientes. Concluímos que a internet se constitui uma importante ferramenta capaz de auxiliar na garantia da qualidade na assistência de enfermagem e na implementação da Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE).

Palavras-chaves: Educação Permanente, Enfermagem, Telemedicina

Abstract

This was hum Literature Review of Study on the use of tele- Education as a Tool for the Continuing Education Program Implementation ( PEP) in nursing. Was to evaluate the use of the internet paragraph facilitate adherence of PEPs TO nursing professionals in order to improve and systematize the assistance provided to patients. We conclude que Internet constitutes an important tool Able to assist in ensuring quality in nursing care and in implementing the Systematization of Nursing Assistance ( SAE ) .

Keywords: Continuing Education, Nurses, Telemedicine


Relatos de Experiências

Utilização do Wii Fit U em um Ambulatório de Fisioterapia Neurofuncional

Aline Cristina Gomes Santos
Ana Carolina Oliveira Fernandes Ribeiro
Danielle de Mello Florentino
Adalgisa Ieda Maiworm

Resumo

O Wii Fit U® foi utilizado como coadjuvante na reabilitação de pacientes do ambulatório de Fisioterapia Neurofuncional da Policlínica Piquet Carneiro, com diferentes diagnósticos. Foram utilizados jogos de equilíbrio, fortalecimento e aeróbicos como recurso terapêutico de acordo com as evidências científicas encontradas na literatura.

Palavras-chaves: Reabilitação Neurológica, Video Games, Realidade Virtual

Abstract

Wii Fit U® was used as a support in the rehabilitation of patients with different neurological diagnoses at Polyclinic Piquet Carneiro. Balance, strengthening and aerobic games were used as a therapeutic resource in accordance with the scientific evidences found in the literature.

Keywords: Neurological Rehabilitation, Video Games, Virtual Reality

O processo de construção de um jogo sobre métodos contraceptivos para adolescentes: um relato de experiência

Maria de Fatima Nascimento do Amaral
Antônia da Conceição Cylindro Machado
Leonice Nascimento de Castro Santos
Bianca Batista Pereira

Resumo

Mediante a necessidade de elaborar uma ferramenta digital que pudesse associar diferentes temáticas voltadas para a adolescência foi criado um jogo de tabuleiro sobre métodos contraceptivos. As Tecnologias da Informação e Comunicação facilitam o entendimento da realidade do adolescente, mediando assim processos de aprendizagem. Durante o processo de construção os participantes desenvolveram literácia informacional ampliando o conhecimento sobre a temática.

Palavras-chaves: Adolescente, jogos experimentais, sexualidade, tecnologia da informação, Enfermagem

Abstract

By the need for a digital tool that can associate different themes focused on adolescence was created a board game about contraceptive methods. Information and Communication Technologies facilitate the understanding of adolescent reality, mediating learning processes. During the construction process participants developed information literacy expanding knowledge on the subject

Keywords: Teenager, experimental games, sexuality , information technology , nursing

Game Quiz – Judicialização: dinamismo e inovação na educação em saúde

Carolina Tavares de Oliveira
Denizar Vianna Araujo
Paulo Roberto Volpato Dias
Ana Emília Figueiredo de Oliveira
Mariana de Figueiredo Lopes e Maia
Márcia Maria Pereira Rendeiro

Resumo

O presente relato trata sobre o processo de criação de jogo educativo (serious game) gratuito que visa abordar a temática da Judicialização da Saúde. O público-alvo constitui-se de profissionais da saúde da rede pública brasileira e cidadãos comuns. O jogo em questão permite não apenas a avaliação de conhecimentos, mas também a atualização dos mesmos frente ao tema abordado.

Palavras-chaves: Judicialização, Saúde Pública, Jogo

Abstract

This report deals with the process of creating a free educational game (serious game) to address the Judicialization of Health. Its target audience consists of health professionals from Brazilian public network and ordinary citizens. The game favors not only the assessment of knowledge but also its update on the theme.

Keywords: Judicialization, Public Health, Game

SigU Atividades: uma ferramenta de autoria de atividades para inserção de perguntas e respostas no game quiz

Aldrea Malheiros Oliveira Rabelo
Dilson José Lins Rabelo Junior
Gabrielle Vieira da Silva Brasil
Camilla Fernanda Sousa da Silva
Mizraim Nunes Mesquita
Maria Aparecida Costa

Resumo

SigU Atividades é um subsistema de auxílio na criação de questões de um Game Quiz, que permite a inserção de perguntas, respostas e feedback que são consumidas no jogo. Este subsistema representa a otimização da inserção de conteúdo em um objeto de aprendizagem para auxiliar a educação continuada em saúde.

Palavras-chaves: Tecnologia da Informação e Comunicação, Educação Permanente em Saúde, Jogos Sérios

Abstract

SigU Activities is a subsystem developed to help in creating questions for a Quiz Game, that allows the inclusion of questions, answers and feedback that are consumed in the game. This subsystem represents the optimization of content insertion into a learning object to help in continuing education in health.

Keywords: Technology of Information and Communication, Continuing Education in Health, Serious Games

APS Game: jogo sério de simulação de casos clínicos aplicado a Educação Continuada em Saúde no Brasil

Rômulo Martins França
Aldrea Malheiros Oliveira Rabelo
Ana Emília Figueiredo de Oliveira
Alessandra Dahmer
Maria Eugênia Bresolin Pinto
Rodrigo Alves Tubelo

Resumo

Apresenta-se APS Game, um jogo educativo proposto para consolidar conceitos teóricos através da simulação de casos clínicos, sendo uma alternativa inovadora para a educação profissional em saúde no âmbito da atenção primária. Permite que acadêmicos e profissionais do Sistema Único de Saúde realizem o atendimento em pacientes virtuais, de modo a capacitá-los de uma forma lúdica e envolvente.

Palavras-chaves: Jogos Sérios, Educação em Saúde, Tecnologia da Informação e Comunicação

Abstract

This paper presents APS Game, an educational game proposed to consolidate theoretical concepts by simulating clinical cases, being an innovative alternative for professional health education in primary care. It allows academics and Brazilian National Health System professionals to perform the assistance in virtual patients empowering them in a playful and engaging way.

Keywords: Serious Games, Health Education, Technology of Information and Communication

Gamificação aplicada ao módulo autoinstrucional on-line “Saúde da População Negra”

Lina Sandra Barreto Brasil

Resumo

Utilização de gamificação para estimular a interação dos alunos com os conteúdos apresentando o racismo institucional no SUS que impede o acesso da população negra a um serviço de saúde equitativo. A estratégia mostrou-se eficaz ao fomentar a interação com os conteúdos antes da realização das avaliações.

Palavras-chaves: Saúde de Grupo com Ancestrais do Continente Africano, Educação a Distância/Tendências, Avaliação Educacional/Métodos, Educação

Abstract

Use of gamification for stimulating student interaction with content featuring institutional racism in SUS preventing access of the black population to an equitable health service. The strategy proved to be effective to promote the interaction with the content before the evaluations.

Keywords: Group Health Ancestry African Continent, Distance Education/Tendencies, Educational Assessment/Methods, Education

Game de prevenção à queda de idosos no ambiente doméstico

Ivana Figueiredo de Oliveira Aquino
Ana Lucia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi
Elza Bernardes Monier
Edilson Thialison da Silva Reis
Marcelo Henrique Monier Alves Junior
Maria Bethânia da Costa Chein

Resumo

Este artigo trata do relato da experiência da UNA-SUS/UFMA no desenvolvimento de um jogo sério de prevenção de quedas em idosos, aplicado aos alunos de um curso de Especialização. É descrito o processo de desenvolvimento do game e o resultado numérico de sua aplicação, de modo que foi constatado um expressivo número de usuários que utilizaram este recurso.

Palavras-chaves: Saúde do Idoso, Prevenção de Acidentes, Acidentes por Quedas, Educação em Saúde

Abstract

This article presents the experience report of UNA-SUS/UFMA in the development of a serious game on preventing falls in the elderly, applied to students of a specialization course. It describes the development process of the game and the numerical result of its application, and it was found a significant number of students who used this feature.

Keywords: Health of the Elderly, Accident Prevention, Accidental Falls, Health Education

Prêmio Aplicativo Saúde Adolescente: inovação em disseminação de conhecimentos sobre saúde sexual e reprodutiva

Beatriz Gonçalves Faia
Rafael Neves Biazão

Resumo

O Prêmio Aplicativo Saúde Adolescente foi um concurso de aplicativos idealizado pela Organização Pan-Americana da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde (SP), executado pela organização social CIEDS, entre janeiro e dezembro de 2015. Inscreveram-se 360 adolescentes, criadores de 115 aplicativos, alcançando mais de 20 mil pessoas.

Palavras-chaves: Políticas públicas, Tecnologia, Saúde

Abstract

The Prêmio Aplicativo Saúde Adolescente was a mobile app competition devised by Organização Pan-Americana da Saúde and Secretaria de Estado da Saúde (SP), executed by the social organization CIEDS, between January and December 2015. A total of 360 adolescents were enrolled, developers of 115 mobile apps, reaching more than 20.000 people.

Keywords: Public Policies, Technology, Health

Desenvolvendo conteúdo para um jogo sério em saúde: a experiência do Aedes Game

Marcos Vinicius Ambrosini Mendonça
Fernanda Altmann Oliveira
Darlan Horácio Rodrigues de Lima
Rodrigo Alves Tubelo
Alessandra Dahmer
Maria Eugênia Bresolin Pinto

Resumo

O presente relato tem por objetivo descrever o processo de produção do conteúdo educativo para o Aedes Game, um jogo sério que ensina as pessoas a combaterem a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Estruturado em questões múltipla escolha, baseado em evidências científicas e validado por especialistas, o game possui ferramentas de gamificação como feedbacks instantâneos e dicas.

Palavras-chaves: Aedes aegypti, Educação a Distância, Educação em Saúde

Abstract

This report aims to describe the production of the educational content for Aedes Game, a serious game that teaches people how to eliminate the proliferation of the Aedes aegypti mosquito. Structured in multiple choice questions, evidence-based medicine and specialist validation, the game has gamification tools like instant feedback and tips.

Keywords: Aedes aegypti, Distance Education, Health Education


Resumo de Teses

Validação para educação médica de um serious game sobre o uso de insulina no tratamento do diabetes mellitus: estudo randomizado controlado

Leandro Diehl
Izabel Cristina Meister Martins Coelho

Resumo

A efetividade do game InsuOnLine para educação médica sobre insulina para tratamento do diabetes foi comparada à de uma atividade presencial, num estudo randomizado com 134 médicos. Ambas intervenções foram bem aceitas e aplicáveis, mas a competência para prescrever insulina melhorou mais com o game que com a atividade presencial. O InsuOnLine foi efetivo para educação médica sobre diabetes.

Palavras-chaves: Diabetes mellitus, Insulina, Jogos de Vídeo, Educação Médica

Abstract

The effectiveness of InsuOnLine, a game for medical education on insulin therapy for diabetes, was assessed in a randomized controlled trial with 134 physicians, in comparison with a presencial educational session. Both interventions were well accepted and applicable, but the competence for insulin prescription was more improved in the game group. InsuOnLine was highly effective for medical education on diabetes.

Keywords: Diabetes mellitus, Insulin, Video Games, Medical Education